feeds

E ai pessoal, tudo ok?

Antes de começar o assunto de hj gostaria de agradecer a passagem aqui dos desconhecidos 6664Axé e Jubão2005, ao juba de leão, tu é convencido em rapa! …. hehehe … e ao meu primão júlio (muZenZa) valeu mesmo cara, mas tenho duas perguntas pra ti primo:

1- “Pq muZenZa? tem haver com esse site, muzenza, de burguês?”
2- “Quem não é nerd hj em dia? … rs”

Bom acabou a hora dos agradecimentos, vamos ao q se propõe o post de hj. Alguém já escutou falar sobre syndication, feed, atom, rss e xml (ainda não é nesse post q vou falar desse cara direito, mas notem como esse cara aparece, e no mundo web é um dos caras mais intrometidos)?

Bom algumas pessoas podem não ter notado mas no canto inferior direito deste blog tem uma figura onde tem escrito rss. Nele contém todo o contéudo deste blog formatado de uma maneira q qq pessoa pode utilizar este conteúdo para leitura ou distribuição, resumindo pode roubar …. hehehehe … não tem copyright q resista ao mundo web … mas enfim o q podemos fazer? … so peço pra dar créditos a minha pessoa se utilizarem o conteúdo disposto aqui.

A utilização destes ene padrões (atom, rss, xml, etc e tal) surgiram embasadas principalmente da necessidade dos grandes centros de notícias quererem ter uma tecnologia q avisassem a quem desejar, quando teve alguma atualização em seus sites, só q sem a necessidade de utilizar um meio bastante comum e tão espraguejados por todos nós que é o spam. É claro q sua utilização pode ser adaptada para utilizar em outro padrão ou tecnologia e isso vai da viajam de cada um ou de como o chá de cogumelo que vcs tomam foi preparado …. rs.

Bom para essa maneira usual de utilização vc vai precisar de um leitor de syndication, que é, trocando em míudos, um browser q lê este tipo de padrão e não html. Vc vai adcionar os links, dos seus feeds favoritos nesse programa e ele irá avisar com uma periodicidade configurável por vc, em muitos dos casos, quando houve uma atualização no conteúdo do site. Para encontrar um leitor desses basta procurar no nosso oráculo (google), sobre“reader feed” e a busca vai retornar um monte de links para tal, eu particularmente recomedo um camarada: rssowl – único problema é q ele precisa da máquina virtual java, ou para os intimos jre, instalado em seu micro.

Falamos resumidamente sobre syndication, sobre os leitores, mas como desenvolver? Bom temos um projeto brasileiro a respeito que é o rssficado, la existe uma implementações preliminares de rss, a quem interessar bons estudos!! …😉

Tentei ser breve nesse assunto mas sei q ainda estou devendo falar sobre xml que é onde se embasa todo este assunto de hj. Não sei se vasculharam todos os links dispostos no texto, mas tem uns interessantes como este, rss, pra quem não sabia rss não é somente Rich Site Summary, ele també pode ser RDF Site Sumary ou Really Simple Syndication, tudo faz a mesma coisa, mas como no mundo da informática tudo é briga de grandes coorporações, cada um faz à sua maneira a mesma coisa, e com isso caso vcs queiram fazer algo a respeito priorizem o uso de atom que é o mais recente … blz?

Por hj é só!! Agradeço ao meu amigo simões (vulgo marcio simões … rs), foi o cara q me apresentou este assunto. Espero não ter confundido mais do q esclarecido, mais informações a respeito leiam tb em: jonas galvez. E como dica final, gostaria q prestassem atenção no seguinte site que apareceu em vários links neste post, wikipedia.

Valeuuuuu … []’s.

ao som de: “Snow Blind” – Black Sabbath

  1. 18 maio 2005 às 11:29 pm

    Olha!!!

    Só tem eu na lista de Blogs de Amigos, que fofo… Raulzito, vc me barrou no quesito post enooormes, mas tudo bem, você tem estilo, tá perdoado….

    Bem vindo ao mundo blogueiro e espero que não enjooe como o Marcio…

    Super Beijinhos***

  1. 23 junho 2006 às 11:13 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: