Início > flash, nerd, tecnologia, web, webstandards > e o flash hein … ??

e o flash hein … ??

morte flashMuito se discute sobre padrões web (xml, xhtml, css, etc) e seu promissor filho caçula, web 2.0 (ajax, rss, etc). Eu mesmo já comentei sobre alguns desses assuntos aqui e aqui, na época que este blog estava hospedado em outro lugar.

“Mas e o flash vai morrer??”

Sou bastante cético a respeito desta tecnologia, apesar de dar os devidos créditos a sua produtividade e usabilidade no ambiente de desenvolvimento, além de saber sobre a existência de outros pontos positivos. Ainda sim poderia listar muitos pontos negativos também, mas o que mais incomoda é o fato dela ser uma tecnologia proprietária e isso na maioria das vezes imobiliza a evolução de mercados como se fosse uma camisa-de-força.

Diante de minhas percepções, eu diria que o uso da tecnologia flash atualmente esta adaptando-se às novas necessidades do mercado, pois são poucos os sites que são totalmente desenvolvidos em flash como era comum alguns anos atrás. Dizer que vai morrer … ?! … acho difícil, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

Fato inquestionável é que para criar e víncular animações para web não existe ainda uma outra ferramenta e/ou tecnologia, de preferência livre e baseada em padrões, que ofereça suporte melhor para uma galera doida pra expor sua criatividade na rede. Exemplos criativos que utilizam flash de maneira saudável, são as seguintes animações:

Vale alertar que para visualizar os exemplos citados é necessário ter o plugin flash instalado no seu micro e conseqüentemente seu browser deve ser um dos navegadores suportados por este plugin, que é fornecido pelo proprietário, que detém o poder de escolha sobre qual navegador vai ter este suporte. Caso o seu browser não esteja nesta lista, sinto lhe informar, mas vai ficar chupando dedo …:/ … por isso repito:

“tecnologia proprietária imobiliza na maioria das vezes a evolução de mercados”

[]’s a todos.

ao som de: “I Am One” – The Smashing Pumpkins

  1. 9 julho 2006 às 8:59 pm

    isso ae primao bote pra fuder. conhecimento rulez geral

  2. 9 julho 2006 às 9:56 pm

    Valeu primão!! Apareça + vezes!! []’s.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: