Início > política, tralha > quem é o senhor do engenho??

quem é o senhor do engenho??

senhor de engenhoPassado pouco mais de uma semana, ainda tenho estampado em minha mente, um povo bastante patriota e orgulhoso, que durante um mês respirava, inspirava, degustava, dormia, enfim, tudo era bicolor, tudo era verde-amarelo. Manifestações de patriotismo para todos os lados, ruas cobertas de bandeirinhas, asfaltos e muros grafitados e o povo infligindo a moda outono-inverno. Mas acabou, o verde ficou maduro e apodreceu, mas podemos mudar, temos eleições pela frente!! Essa é a hora do povo mudar a história!! … será?? … ?!

Vamos por partes, primeiramente a copa, ou melhor, a nossa seleção. Não sou e nunca fui um jogador nato de futebol e muito menos um “entendido” do assunto, seja lá o que isso for, mas aprecio um bom jogo e por isso pergunto:

“Alguém viu a seleção jogar??
Algum jogo que a seleção participou prestou??”

Sim, o jogo contra o Japão foi bom, concordo, mas o Japão jogou?? O Brasil em nenhum momento da competição foi uma equipe, faz anos que não vejo uma equipe de futebol. Seleção essa que é um reflexo de nosso país, de nossa política que não faz nada em prol do conjunto.

Mas tivemos records, vários records por sinal, nunca vi copa do mundo com tantos records, mas vamos usar a lógica, não era pra ser assim?? Ou será que a próxima copa não será a maior de todos os tempos novamente?? Tivemos em nosso time os títulos, “estatísticos”, “honrosos” de: maior goleador, jogador que mais jogou, o que menos fez falta e muitos outros. Mas notem, eram records pessoais.

Lembro que logo após o primeiro jogo, por exemplo, qualquer canal noticiava, “Brasil rumo ao hexa!!”, perdi a conta de quantas vezes o gol de Kaká passou na TV, sinceramente se eu não tivesse visto o jogo eu iria acreditar que o Brasil estava bem. E assim foi jogo a jogo e ao contrário de nossa imprensa tupiniquim, a internacional criticava cada vez mais e mais. O desfecho … bem, o desfecho todos sabem:

“Seleção brasileira deixa uma nação envergonhada!!
Mesmo?! … Não seria a imprensa?? .. ?!”

Passou o mês e temos que noticiar algo, certo? Voltamos repentinamente a ter a violência em SP nas manchetes, tudo muito cronometrado, claro!! Para não atrapalhar as novelas das 6, 7 e 9, evidentemente. E alguém sabe se algo mais aconteceu durante o mês da copa no planalto central?? Ééé, estão chegando as eleições …

“Mas quando as eleições serão o alvo da imprensa??
Quando ela irá informar e auxiliar o povo a fazer a sua escolha??”

Desculpe, esqueci que não chegou a hora, afinal, repito: é tudo cronometrado. O mês das eleições não chegou ainda, temos que preparar o palco, pois essa será a maior cobertura das eleições de todos os tempos, um novo record.

“Direita ou Esquerda quem vai ganhar??
Será que Lula vai reeleger-se??”

Se pararmos para comparar política e seleção, a gente nota que temos várias coisas em comuns, primeiramente notamos que os políticos nunca mudam, como a seleção brasileira que tem basicamente a mesma formação a anos. Se notarmos também a gente sempre tem em mente que podemos mudar, nosso voto tem esse poder, so que “estranhamente” nunca muda. Sai presidente entra outro, sai governador entra outro e tudo fica igual, como sempre são os mesmo que controlam o futebol, vemos que também são os mesmos deputados que comandam o plenário.

“opa!!!”

Não muda o plenário nunca, logo os caras que a gente morre de rir no programa eleitoral, certo?? Logo os caras que a gente não lembra em quem votou, certo?? Logo os caras que a gente nem sabe o que faz direito, certo?? Mas porque o presidente é o mais importante então, porque a imprensa da valor a estes cargos e não aos figurões que controlam o plenário??

Enfim, marketing feudal. A gente consome e produz o que é esperado, SEMPRE!! Após as eleições?? Natal e ano novo e vamos gastar o décimo terceiro com presente pra família, o ano acaba e teremos uma nova esperança à nossa frente, pedir a Deus (!?) que nós ajude e vamos seguindo. Qual será nosso roteiro para o ano que vem? Será que no panamericano iremos revitalizar o patriotismo de mês passado??

[]’s a todos e reflitam +

ao som de: “Tristeza do Jeca” – Yamandú Costa

Categorias:política, tralha
  1. 18 julho 2006 às 3:00 pm

    e vc ainda acha que o TV se preocupa meu primo? é ruim hein

    panis et circensis. sempre

  2. 18 julho 2006 às 5:52 pm

    É, Raul, como você e acho que milhões de pessoas, estou cada dia mais descrente. Nada muda por que não é pra mudar. Enquanto as pessoas não aceitarem o fato de que esse sistema político que se aplica a todas as esferas da sociedade (“Que vença o melhor!” seja lá quem define isso) é errado e fadado a gerar injustiças, nada muda. Todas essas competições (copa, eleições, mercado de trabalho…) são reflexos de um modo completamente excludente de pensamento onde só quem já estava numa boa (os “melhores”) vão continuar a “vencer”. E caso isso possa vir a ser mudado, um pouco de grana aqui e ali ressolve todo e qualquer problema. Em suma, o modo de vida ocidentendal é excludente e injusto, mas é assim que fazem-nos acreditar que deve ser. Tudo errado! Tudo!
    Cabe a nós dar ou não continuidade a essa palhaçada.
    É isso.
    Abraço,
    T+!

  3. 19 julho 2006 às 8:44 am

    Fala primão, blz? A questão que levantei não é somente TV, é a imprensa como um todo, seja ela escrita, radiofônica, televisiva, etc. Se parar para analisar, poucos são os que emitem uma opinião imparcial, todos estão sempre de olho no seu filé e o pior, nós temos que engolir a carochinha e acreditar.

    Grande tarso (é hoje o lançamento camarada, parabéns mais 1 vez, e novamente convido a todos que participem do lançamento, veja mais aqui), concordo com tudo que descreveu, difícil é saber o que seria melhor, mas um mínimo de senso crítico as pessoas deveriam ter. Novamente pra mim a imprensa, o marketing feudal como chamei, esse sim oprimi e modifica mundos em prol de um único umbigo, o melhor a ser feito é não acreditar em uma única idéia e sim formentar a sua, tendo contato com várias opiniões.

    Só para ilustrar um pouco mais, voltemos a citar a TV: nova novela da globo, muito se fala que ta um escandalo, que é uma poca vergonha, blá blá blá. Mas alguém já parou pra analisar o que o cidadão nos grandes centros e/ou interior escutam?? “funk proibidão”, “forró”, “cultura regional”, certo?? (?!) Sejam crianças, famílias, comunidades, enfim, todos escutam, riem, dançam, cantam, o que mais?? (e ai ?!) Não quero afirmar que a novela esteja sendo apelativa ou não, mas exigir algo e ser benevolente com outras, FAÇA ME O FAVOR!!! … no fundo quem ganhou foi quem?? quem??

    reflitam +,
    []’s

  4. 20 julho 2006 às 1:23 pm

    deveriam escutar o verdadeiro METAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL

  5. 20 julho 2006 às 1:39 pm

    huahuahua … o que é o “verdadeiro metaaaaaall” ?? … (?!)

  6. 21 julho 2006 às 1:43 am

    Adoreiiiiii isso aqui!!!
    Que critico que é!!!
    Legal mesmo…
    Bem, deixei sim uma homenagem pro Tarso
    http://www.fotolog.net/glaurf
    Passarei por aqui mais vezes…
    Agora, os nicks não são apenas nivks sem imagens…temos ao que remeter…
    Beijos e Inté mais ver, ou ler…

  7. 21 julho 2006 às 1:45 am

    Ah e eu acho que o Lula vai ser reeleito…
    Opa!
    Apenas uma opnião…

  8. 21 julho 2006 às 7:00 pm

    Diga lá!
    Raul, não acredito ser possível escrever, passar qualquer mensagem de forma imparcial. Acho simplesmente impossível. Mas de qualquer forma, como você escreveu, temos que saber escolher a quem ouvir e, ainda assim, ter a capacidade de até mesmo esses criticar. Metamorfose ambulante!
    Ah, o verdadeiro metal é NEVERMORE!!!! hahahaha
    E, glau, também acho que ele vá se reeleger.
    Abraço a todos!
    t+!

  9. 22 julho 2006 às 2:02 am

    Fala gLaU, blz? Primeiramente, seja muito bem vinda e volte sempre, irei dar uma navegada no seu flog também. Segundo, não considero-me tão crítico assim, somente gosto de saborear as sutilezas da vida, resumindo, não engulo qualquer coisa. Por fim, achei engraçado saber que eu era realmente um mito (rs) e de fato, tudo indica que lula irá se reeleito, aguardar pra ver.

    Oh Cara (tarso), discordo sobre a impossibilidade de informar sem imparcialidade rapaz, sempre que esbarramos com alguma informação que não possui ou impõe um gosto pessoal do autor, esta é uma informação imparcial (não é difícil encontrar). Mas textos parciais são bem vindos também, desde que possuam o devido respaudo ou levantem questões no ar ou os dois, o importante nisso tudo é fazer o “receptor” conquistar suas conclusões através da geração da informação, agora reconheço, é difícil transmitir dessa maneira.

    Um exemplo bem simples seria dizer: “o relógio mede um intervalo de tempo”, agora se disséssemos “o relógio dita um intervalo de tempo” já não estou sendo imparcial, porém se disser “o relógio dita um intervalo de tempo??”, já não posso afirmar que a sua conclusão é a mesma que a minha.

    Sobre Nevermore (?!) … Fala séééééééééério!!!!!!!!!!!!! (rs) e com relação ao lula, novamente, seja lá quem for que exerça o cargo, gostaria muito que além da fachada, a estrutura também fosse reformada.

    []’s a todos
    fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  10. 30 agosto 2010 às 2:13 pm

    vim procurar um trabalho de escola e vcs me mandaram coisas sobre a copa
    aaaaaaaaaaaaaaaaaa
    isso e d+ ñ
    rsrsrsrsrsrs

  11. 30 agosto 2010 às 2:14 pm

    pelo amor de DIO SANTO BARRUAM KILIE

  12. 30 agosto 2010 às 11:39 pm

    rs… olá ana, blz?

    é, o google certamente lhe indicou uma página que o assunto não tem haver com o seu objetivo, mas agradeço a visita.

    Forte abraço,
    raulpereira.

  13. robersom
    29 fevereiro 2012 às 2:13 pm

    por que o mundo tem perguntas
    que nimguem pode responde

  14. robersom
    29 fevereiro 2012 às 2:14 pm

    qual o melhor time de pernambuco

  15. laura barbosa
    20 junho 2012 às 4:52 pm

    eu queria que toda vez que digitaçe uma pergunta encontrase ela separada de um texto

  1. 7 outubro 2006 às 3:16 pm
  2. 28 julho 2007 às 9:30 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: