Início > IHC, nerd, usabilidade > usabilidade … quem topa??

usabilidade … quem topa??

Seleção de Perfli & RecrutamentoE ai boa gente, tudo em riba?? Então, direto ao assunto …😉

Hoje tenho o intuito de panfletar um trabalho que estou desenvolvendo em conjunto com uma amiga da especialização, Marissol Martins. Trabalho este que é um dos projetos pessoais mais onipresentes em minha mente atualmente e já me rendeu bons frutos. Mas estar colhendo frutos não quer dizer que devo cruzar as pernas em uma cadeira confortável e relaxar, pelo contrário!! Ainda há muito trabalho pela frente, afinal ainda almejo produzir e colher muito mais, principalmente contribuindo para algo além do meu umbigo.

“Mas o que tenho com isso?? … (?!)

Vamos por partes meu caro Jack, primeiro vou falar sobre a especialização. O curso tem o intuito de abordar conceitos, técnicas, metodologias e muitos outros assuntos que tenham haver com avaliação de interfaces. O foco porém é sempre a interação Humano-Computador, que vivenciamos todos os dias ao manusear um celular, um relógio digital e muitas outras coisas. Outro exemplo seria a constante luta para um desenvolvedor entender uma API mal documentada, ou seja, querendo entender uma interface.

Diante disso, notamos que é uma ciência que pode ser amplamente aplicada e discutida por ser multidisciplinar. O mais engraçado é que apesar de não ter nascido ontem e já ter um histórico vigorando à tempos, ela começa a ser enxergada com alguma importância e principalmente valor ($$$) dentro do mercado (ou seria selva?!), somente hoje.

“Beleza!! Mas o que tem esse blá-blá-blá todo?? … (?!)”

Dado esse ambiente no qual estou inserido, comecei a desenvolver uma pesquisa acadêmica que irá abordar o ambiente gráfico KDE, que é a interface utilizada pela maioria das distribuições usadas pelo projeto do governo federal, “Computador para Todos“. Mais especificamente estamos avaliando o ambiente gráfico KDE versão 3.4 utilizado pelo Mandriva Linux.

O objetivo primordial desta pesquisa é detectar os principais problemas da interface para um usuário que nunca viu Linux na vida, depois pretendemos focar nosso estudo em um desses problemas e sugerir uma melhora na interface, que irá oferecer ganhos na usabilidade deste ambiente citado.

“Hummm … mas até o momento não respondeu
a primeira pergunta .. (?!)”

Mas é chegada a hora de responder, meu caro Jack. Como descrevi acima, todo o estudo é centrado no usuário, tudo deve ter a sua colaboração e interação, porque somente o usuário sabe o que é melhor pra ele. Chegando nesta conclusão, almejamos com este questionário online traçar um perfil, selecionar e recrutar algumas dessas perssoas que participarem deste processo para um outro, posteriormente. Devo ressaltar que o questionário também vai nos oferecer dados quantitativos que vão enriquecer nossa pesquisa, ou seja, se puderem espalhar o link pela net eu agradeço. Então eu que pergunto agora:

“Quem topa??”

Logo a seguir o link, mas aviso para lerem atentamente o termo inicial e faço a ressalva que este questionário irá ficar no ar por volta de 1 ou 2 semanas, apenas!! ok?? … afinal o tempo urge e ruge!!! …😉.

»» o link: Avaliação do Ambiente Gráfico KDE/Mandriva Linux!!!

[]’s a todos e desde já,
um muito obrigado.

ao som de: “Crucificados Pelo Sistema” – Ratos De Porão

Categorias:IHC, nerd, usabilidade
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: